Disponíveis em barras e pó.
Indicação
Os hipercalóricos geralmente são combinações de proteínas e aminoácidos com carboidratos (simples, complexos ou mistura de ambos). Eles buscam fornecer altas doses de energia na forma de carboidratos e altas doses de proteínas para construção muscular para aqueles que treinam hipertrofia e pretendem ter um alto ganho de massa muscular.
Uso para prática de atividade física
As proteínas presentes nesses suplementos hipercalóricos são destinadas ao aumento da musculatura, para isso, o suplemento fornece energia através de carboidratos simples e complexos, para que o corpo não necessite das proteínas como fonte de energia. Este tipo de suplemento geralmente também fornece vitaminas e minerais necessários para o metabolismo de proteínas e carboidratos, além dos que são perdidos nos exercícios.
Contraindicações e efeitos colaterais
Anvisa permite o uso de hipercalóricos como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendado para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.
Por terem muitas calorias, só devem ser consumidos por aqueles que praticam exercícios intensos e buscam um grande ganho de massa, aqueles que querem perder peso devem evitar esse tipo de suplemento.
Altas doses de aminoácidos provenientes das proteínas ingeridas podem gerar sobrecarga no funcionamento do fígado e dos rins. Pessoas com problemas nestes órgãos devem obter liberação médica para seu uso.
O carboidrato, se consumido em excesso, pode causar um aumento muito grande na produção de insulina ocasionando um quadro e hipoglicemia como efeito rebote. Em doses muito altas, os carboidratos podem causar diarreia, náuseas, vômitos. Diabéticos devem ser orientados por seus médicos antes de consumir esse tipo de alimento.